Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Máquina eletrostática de Wimshurst Phywe (30cm)
Início do conteúdo da página

Máquina eletrostática de Wimshurst Phywe (30cm)


Descrição

A Máquina Eletrostática de Wimshurst é um gerador eletrostático de altas voltagens. Desenvolvida pelo inventor e engenheiro britânico James Wimshurst (1832 –1903) e primeiramente descrita em 1883, a máquina é constituída de dois discos idênticos de vidro que giram em sentidos opostos ao redor de um mesmo eixo com um certo afastamento. Os discos possuem pequenas placas metálicas igualmente espaçadas. A Máquina Eletrostática de Wimshurst é conhecida por ser uma das mais eficientes máquinas eletrostáticas de indução e funciona por meio da separação das cargas elétricas através de indução eletrostática (WIMSHURST, 1891). Apesar da grande utilidade para demonstrações, a utilidade prática foi curta, tendo seu uso resgatado após a descoberta dos raios X, em 1895. Porém, com os avanços tecnológicos, foi rapidamente substituída por outras fontes de energia. A Máquina Eletrostática de Wimshurst do acervo de experimentos do MINF/UFPA é uma réplica do equipamento desenvolvido por Wimshurst e conta com pequenas modificações nos materiais utilizados e na aparência.

Este exemplar de máquina de Wimshurst foi adquirido em uma feira popular em Belém do Pará e doado para o Acervo Museológico da Física (AMF) da UFPA. Este equipamento continha, em sua base, um selo da empresa Phywe. Em 2005 foi recuperado pela empresa Ciência Prima e incorporado ao AMF/UFPA.


Informações técnicas

Fabricante: Phywe
Diâmetro dos discos: 30cm


Links Relacionados

Artigos em português:

Artigos em outros idiomas:

Vídeos em Português:

Vídeos em outros idiomas:

Fim do conteúdo da página